Como boa mineira que sou, adoro cozinhas! Principalmente aquelas que figuram pitorescas, cozinhas de interior.
Quem não se lembra da casa da avó, ou da vizinha da roça, que tinham seus fogões de lenha revestidos do chamado "vermelhão"? Uma massa de cimento queimado e pó xadrez vermelho, que depois de pronta era caprichosamente encerada, dando um incrível efeito brilhante. E ainda, tinha os pisos cimentados naturais, que quando lavados mudavam de cor, passando de um cinza claro para um cinza escuro esverdeado, além de oferecerem uma incrível sensação de frescor e um cheirinho delicioso de chão molhado.
Há alguns anos, esse revestimento caiu nas graças dos arquitetos e tem sido cada vez mais utilizado. Mostrando-se uma forte tendência, entra ano e sai ano, o cimento queimado é versátil e prático, podendo ser utilizado em diversos tipos de ambientes, desde cozinhas, banheiros, quartos, escritórios, churrasqueiras, etc. Além disso, pode ser utilizado para revestir paredes, bancadas, divisórias e ainda, conferir ao ambiente uma atmosfera totalmente rústica ou hi-tech, de acordo com o conceito do projeto.
O cimento queimado possui ainda uma enorme possibilidade de cores, obtidas através da mistura do pó de cimento( cinza ou branco) com o pó xadrez (amarelo, vermelho e azul) ou pó de mármore (cores claras ou branco).
Para a execução, existem alguns procedimentos que garantem a qualidade do revestimento de cimento queimado. Para pisos, o primeiro passo é impermeabilizar o solo, isolando o contrapiso da umidade. Depois, instalar juntas de dilatação de madeira ou PVC, deixando uma área máxima de 4 m² – o suficiente para a dilatação do material. Com esses cuidados, o piso ficará liso, sem rachaduras ou manchas.
Para revestimentos, a superfície a ser coberta deverá estar texturizada, pois em superfícies lisas não há aderência do material.
O preço do revestimento de cimento queimado varia entre R$ 20,00 a R$ 60,00 o metro quadrado. E antes de contratar o serviço, certifique-se que o empreiteiro tenha experiência na execução de cimento queimado. O ideal é que se visite algum serviço feito anteriormente pelo profissional, para se evitar sustos nessa hora.
Detona!
O tradicional cimento "vermelhão" no fogão e piso. O toque moderno fica por conta da parede de concreto aparente.
A parede e banco de cimento emolduram e marcam a lareira e conferem sofisticação ao ambiente.
Mobiliário com design reto e superfícies brilhantes contrastam com a rústica parede de concreto aparente. Perfeito!!
Escada plissada, revestida em cimento queimado natural, é o destaque deste ambiente.
Piso de cimento queimado, estampado com gravuras feitas em stêncil.
Cimento queimado no piso e bancada. As linhas retas dão o toque contemporâneo, em contraste com o acabamento rústico do cimento e a madeira de demolição.